quarta-feira, 20 de junho de 2018

Prémio Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola 2017/2018

Terminou o projeto desenvolvido pelos Clube da Ciência, Escola Básica de Albergaria e empresa de plásticos "Sevlaires", que concorreu ao concurso "Ciência na Escola " da Fundação Ilídio de Pinho, com a produção de copos reutilizáveis. 
Este projeto potenciou a articulação de saberes entre ciclos, permitindo a investigação científica por parte dos alunos de 3º ciclo, a experimentação e o transpor de saberes para os alunos mais novos, do 1º ciclo. Incutiu ainda a curiosidade científica em todos os intervenientes.

O projeto também contribuiu com o trabalho colaborativo entre professores e com a empresa, concretamente com a proprietária Dina Gomes e o funcionário da empresa Sr. Leandro Rosado. 

Participação colaborativa dos encarregados de educação na dinamização do projecto, nomeadamente na realização de Ações de Sensibilização sobre a poluição dos oceanos e a produção de moldes /plásticos.
Na primeira fase do projeto os alunos do Clube da Ciência foram conhecer a fábrica de plásticos, identificaram a matéria-prima e como esta se transforma. Identificaram os diferentes tipos de plástico, caraterísticas e identificação simbólica (PVC, PE, PS, PP….) e conheceram os tipos de plásticos produzidos pela empresa. Os alunos averiguaram quais as medidas de segurança que foram tidas tidas em conta durante as visitas. Os alunos foram alertados para a problemática da poluição das águas dos oceanos contaminados pelos plásticos. Investigaram como produzir plástico no laboratório e os materiais necessários para a sua produção, produzindo estes. Também realizaram testes físico-químicos de identificação de plásticos (teste da chama, teste da densidade, teste da acetona, teste da combustão e teste do aquecimento). Depois desta investigação, os alunos do Clube da Ciência divulgaram a sua investigação aos alunos do 1ºciclo, realizando e explicando as referidas experiências, fazendo com eles alguns testes e produção do plástico. Outra fase foi a última visita à fábrica de plásticos ”Sevlaires” com os alunos, para produção e montagem de um copo de plástico reutilizável, observando todo o processo de fabrico. Foi promovido um concurso de Ideias para a elaboração de frases e desenhos alusivos à temática, para decoração do produto final “copo reutilizável”, para ser impresso no copo.
O copo irá ser comercializado nas festas de encerramento do ano letivo, do Agrupamento.

Fica um video do resumo do que foi o projeto, em:
https://youtu.be/a-SFD0BkMqo

e umas fotos dos copos produzidos
Os professores dinamizadores: 
Susana Fonseca, Sónia Pereira e António Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário