sábado, 16 de junho de 2018

À descoberta da Cidade e do Vidro - a passear também se aprende...


No dia 28 de maio, no âmbito do projeto sobre o vidro, as turmas A e B do 7º ano do nosso Agrupamento foram à descoberta da nossa cidade e realizaram o Roteiro do Vidro. Assim, visitaram alguns espaços que, apesar de se situarem na cidade, eram desconhecidos da maioria.

Em cada espaço, os alunos, divididos em grupo, responderam a uma pergunta relativa ao espaço ou a uma das disciplinas do seu currículo.

Após uma passagem pelo Museu Joaquim Correia, dirigimo-nos para a Praça Guilherme Stephens e seguimos para o Museu do Vidro ou antigo palácio Stephens, que para além de ser um edifício de inspiração neoclássica lindíssimo, constitui um importante centro de valorização cultural na área do vidro. Exibe não apenas a história da evolução do vidro, mas também todos os aspetos tecnológicos e culturais que lhe são inerentes. Nele também descobrimos um grande espólio de peças de vidro, entre elas: uma peça em cristal, da artista marinhense Vilma Libano, lapidada e com a gravação da última ceia,  representativa da nossa História e da nossa Tradição na arte de trabalhar o Vidro, réplica da ofertada ao Papa aquando da sua visita ao nosso país.  

Seguimos para o espaço de artesanato ao vivo, onde fomos muito bem recebidos por quem mostra a sua arte em trabalhar o vidro de forma artesanal e pudemos comprar recordações na loja de venda ao público onde são comercializadas as peças produzidas no local.

Visitámos ainda o Núcleo de Arte contemporânea e Poeiras Glass situado no Edifício da Resinagem, mas, infelizmente, não era dia de podermos experimentar soprar o vidro.

 Fica o convite a todos para descobrirem estes espaços que retratam a cultura da nossa Cidade!
Professora Rosa Miranda

Sem comentários:

Enviar um comentário