quarta-feira, 23 de maio de 2018

Aula de campo no litoral de Peniche e Baleal e visita de estudo ao Museu do Cimento (Maceira)



No passado dia 8 de Maio, os alunos de 11º ano das turmas A e B , apesar do mau tempo, puderam vivenciar uma aula de campo nas arribas do Baleal, Peniche e S. Martinho do Porto,  com o terminus na fábrica de cimento da Maceira.
Durante a visita, pudemos apreciar a paisagem litoral ao longo da recortada costa da região de Peniche, de monumental beleza e elevada singularidade, onde se destaca a península de Peniche, que inclui no seu extremo ocidental o Cabo Carvoeiro. 


No litoral norte, desenvolveram-se as penínsulas do Baleal e da Papoa, que constituem extensões lineares de rochas norteadas, ambas de menor dimensão que a península de Peniche. Houve a possibilidade de interpretar  corte geológico  região Oeste.

O vale tifónico das Caldas da Rainha é a expressão geomorfológica de um anticlinal (uma dobra convexa das camadas geológicas), conhecido como diapiro das Caldas da Rainha, com o núcleo formado por materiais geológicos moldáveis. Ao longo da costa, os alunos recolheram amostras de água para fazer análises físico-químicas.

De tarde, na fábrica de cimentos, houve uma pequena visita às instalações e museu da fábrica, acompanhada pelo engenheiro, que nos fez uma explicação do processo de fabrico e da evolução deste ao longo do tempo.
Desta forma, alunos puderam confirmar e consolidar os seus conhecimentos, colocando dúvidas e colaborando na interpretação da paisagem e do processo da cimenteira.

                                                                                                                                                                                                                       Paula Roque


Sem comentários:

Enviar um comentário