sexta-feira, 21 de julho de 2017

Festividades, Multiculturalidade e Ambiente na EB/JI João Beare

No dia 24 de junho, a escola João Beare abriu as suas portas a toda a comunidade educativa, possibilitando-lhe conhecer os vários projetos em que esteve envolvida durante este ano letivo.
Porque somos uma escola que se preocupa com a preservação do meio ambiente e em formar crianças conscientes da necessidade de adotarem práticas sustentáveis, estivemos envolvidos no projeto eco escolas. 
Com a atividade geração Depositrão a escola funcionou como ponto de recolha de pequenos e grande eletrodomésticos em fim de linha e recolhemos 782 Kg. Construiu-se um Depositrão com alusão ao nariz vermelho, já que a campanha apresentava uma componente solidária em que o dinheiro obtido com a recolha será doado à mesma. Aderimos ainda à campanha " Reciclar é que está a dar" recolhendo 1110 Kg de papel e cartão e 604 Kg de plástico e metal. Estas foram apenas duas das atividades do projeto, entre muitas outras que marcaram o dia a dia da escola.
Na festa de encerramento, comemorou-se ainda o Dia da Eco-Escolas, tendo funcionado no recinto escolar a Banca do Livro Usado e outras atividades alusivas ao tema do Ambiente.
A escola João Beare acolhe alunos de diferentes culturas o que a torna culturalmente mais rica e um lugar aberto à partilha e ao respeito por costumes e tradições de diferentes partes do mundo.
A par com o trabalho realizado nas salas, onde estes meninos se encontram inseridos, o ano escolar culminou, também, com o Dia da Multiculturalidade, com atividades dedicadas à promoção da identidade cultural das várias nacionalidades presentes na escola. Desde desfile de trajes típicos, à partilha de músicas e danças, até ao saborear de vários pratos típicos e doces, todos ficámos mais ricos culturalmente.
Em articulação com a Associação de Pais, foi permitido que este dia fosse de convívio entre toda a comunidade educativa, proporcionando momentos de lazer e proximidade. Não faltaram as barraquinhas com comes e bebes que tradicionalmente animam as nossas festas, já de si tão ricas com as atuações dos nossos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário