terça-feira, 23 de maio de 2017

Erasmus+ 'COOL GOAL'

Na semana passada, de 06-14 de maio, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente participou na 5ª mobilidade LTT (Learning, Teaching and Training) ao Chipre, no âmbito do projeto Erasmus+ "COOL GOAL".
Deslocaram-se 2 professores e 4 alunos para uma mobilidade transnacional com outros seis parceiros do projeto Erasmus+. Foi uma semana de intercâmbio cultural e de boas práticas educativas. 
O projeto intitulado "COOL GOAL" (Colaborative Outdour Learning - Go Out and Learn) preconiza atividades de aprendizagem no exterior da sala de aulas como forma inovadora de aprendizagem, sendo que os alunos participantes dos sete países realizaram atividades conjuntas com os professores, articulando várias áreas do saber, à descoberta de um mundo por conhecer. O programa Erasmus+ tem como objetivos centrais a promoção da criação de um Espaço Europeu de Ensino e reforçar o contributo do ensino no processo de inovação a nível europeu. Adicionalmente, pretende contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida e para o reforço da realização pessoal, da coesão social, da cidadania ativa e da cidadania europeia; promover a criatividade, promover a aprendizagem e a diversidade das línguas; explorar resultados, produtos e processos inovadores. 
Deslocaram-se 2 professores: Prof. Ricardo Fernandes (coordenador do projeto) e Prof. Deolinda Queimadelas (professora de inglês). Juntamente foram quatro alunos, a Inês Ruivo que diz "A mais inexplicável aventura que eu já vivi."; a Bruna Moiteiro, a vencedora do logotipo do projeto diz ter sido "A experiência mais gira e super divertida que eu já tive na minha vida" ; o Diogo Faria, a nossa estrela do filme "Jacinta" refere que "Foi uma semana com muitas coisas boas, aprendi muito, vi coisas bonitas, fiz novos amigos e aprofundei laços que já tinha." e o Marcelo Blanco que refere ter sido "A melhor experiência da minha vida". Com o coração cheio de emoções pelo calor humano dos cipriotas e novos conhecimentos adquiridos, regressámos a Portugal, com uma escala em terras de Sua Magestade. 
Foi uma oportunidade dos nossos alunos adquirirem novos conhecimentos e com certeza uma experiência que os alunos nunca irão esquecer. O projeto foi desenhado por um triénio de 2015-18, estamos no 2º ano do projeto e finalizaremos para o próximo ano, onde ainda iremos levar outros alunos a participarem no projeto a Creta e à ilha de Maiorca. 
Tem sido um grande desafio, mas ao mesmo tempo uma grande oportunidade para muitos dos nossos alunos conhecerem realidades e conhecimentos diferentes.

 Professor Ricardo Fernandes












Sem comentários:

Enviar um comentário