segunda-feira, 23 de maio de 2016

Doce Veneno - O Açúcar nas bebidas


A Organização Mundial da Saúde sugere que o nível seguro de açúcar, diário, não pode ultrapassar 50 gramas. O consumo de açúcar ao longo dos anos vem aumentando cada vez mais, e isto vem de encontro a várias comprovações científicas que dizem que o açúcar vicia. Quanto mais se consome mais necessidade tem de consumir e em quantidades cada vez maiores.
O açúcar em excesso desencadeia ou agrava qualquer inflamação no organismo, inibe as hormonas de crescimento, levando o corpo a envelhecer de maneira mais acelerada.

Os alunos do 7ºC e 7ºD elaboraram cartazes ilustrativos da quantidade de açúcar nas bebidas. Estes trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Ciências físico químicas, onde os alunos aplicaram os conceitos teóricos e práticos. Utilizando os valores de concentração de açúcar em cada rótulo da embalagem, pesaram igual valor e colocaram no saco, como se pode ver nos trabalhos em 3 D, que muita curiosidade suscitou entre a população da escola.
Ao ingerir um sumo, um néctar de fruta ou um leite com chocolate não se faz ideia a perceção do valor real da quantidade de açúcares em cada embalagem.
Esta atividade permitiu aos alunos terem a perceção da quantidade de açúcar e poderem comparar estes valores.





Prof. Paula Roque

Sem comentários:

Enviar um comentário