quarta-feira, 23 de março de 2016

Alunos do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente na sessão nacional do Parlamento dos Jovens

Alunos do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente na sessão nacional do Parlamento dos Jovens
Nos dias 2 e 3 de maio de 2016, três alunos do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, em conjunto com colegas de outras escolas, representarão o distrito de Leiria na sessão nacional do Parlamento dos Jovens.
O Agrupamento de escolas Marinha Grande Nascente, através do Grupo disciplinar de História e Departamento de Ciências Sociais e Humanas, inscreveu-se e dinamizou o Projeto «Parlamento dos jovens», que decorreu por todo o país , nas  Sessões do Ensino Básico e Secundário, com os temas «Racismo, Preconceito e discriminação» e « Portugal : assimetrias Litoral/interior; que soluções ?» , respetivamente.



Após renhida campanha com 15 listas no Ensino Básico e 3 no Ensino Secundário, realizou-se a eleição dos deputados à sessão escolar, por votação dos seus pares,  tendo sido eleitos 54 deputados em ambas as sessões.
A reunião da sessão escolar decorreu no dia 18 de janeiro, com uma evocação do 18 de janeiro de 1934, contando com a presença da deputada marinhense Margarida Balseiro Lopes que, com clareza e simpatia,  realçou a importância da democracia e o papel dos orgãos de poder , contemplados na constituição da república. Presidiu à sessão e ao debate,  tendo respondido às questões colocadas.
Desta assembleia,  foram eleitos para representar o Agrupamento, na sessão do ensino secundário, os alunos André Lucas, Beatriz Lopes e Ana Ferreira, tendo-se deslocado a Leiria (22 de fevereiro),  onde apresentaram as propostas sobre o tema «Portugal: Assimetrias Litoral /interior; que soluções?», votadas na sessão escolar. Com uma prestação positiva, segura e interventiva ,  deram o seu contributo  para a elaboração do projeto de recomendação do distrito, não tendo no entanto sido  selecionados  para a sessão nacional.
No Ensino Básico e após eleição  na  sessão escolar do Parlamento dos Jovens,  onde apresentaram as suas propostas, as discutiram e votaram , os deputados Francisco Ribeiro, Madalena Franco e Catarina Escudeiro (suplente), deslocaram-se a Alcobaça, no dia 23 de fevereiro, para representarem o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, na sessão distrital, juntamente com representantes oriundos de 26 escolas  do distrito. Os deputados apresentaram as propostas do  agrupamento, mostraram competência e poder de argumentação  na sua defesa, tenho sido escolhidos, juntamente com outras três  escolas,  para representar o distrito de Leiria  na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, que decorrerá nos dias 2 e 3 de maio na Assembleia da República.

Sem comentários:

Enviar um comentário