terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O Robô Vai à Escola

O projeto “Iniciação à Programação no 1º Ciclo” já despertou o entusiasmo nos alunos da EB1 João Beare. A ligação entre a plataforma de programação Scratch e os Robôs, demonstrada pelo Clube de Robótica (http://www.facebook.com/EscolherRobotica) do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), aguçou a imaginação dos alunos e o seu interesse pela aplicação prática das TIC.
O Agrupamento
de Escolas Nascente da Marinha Grande aderiu no início deste ano letivo ao Projeto «Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico» para os alunos do 4.º ano de escolaridade. Por ser um projeto-piloto a nível nacional, duas escolas do Agrupamento, a EB1 João Beare e EB1 do Engenho, integraram-no. Através do uso didático das plataformas de programação Scratch e Kodu, este projeto tem como objetivo promover um conjunto de capacidades onde se inclui o trabalho em equipa, a estruturação e organização de ideias, a criatividade, o espírito crítico, a resolução de problemas, o pensamento analítico e a atenção ao detalhe.


No âmbito deste projeto, duas professoras do grupo de informática deste Agrupamento têm desenvolvido diversas atividades com os alunos do 4º ano da disciplina de Oferta Complementar de Turma. Numa primeira fase foram desenvolvidas atividades que abordassem a ciência da computação sem a utilização do computador, com base em atividades práticas que ilustraram as formas utilizadas pelos computadores na representação da informação (números binários, texto e imagens). Numa segunda fase foi feita a apresentação da ferramenta Scratch através de exemplos práticos e exercícios básicos. Na sequência destes trabalhos foi organizada uma atividade que pudesse transpor para o mundo real os conceitos abordados.


No passado dia 9 de dezembro realizou-se na escola EB1 João Beare a atividade o “Robô vai à escola” em colaboração com Clube de Robótica do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da ESTG do IPLeiria. Esta atividade consistiu em programas criados em Scratch para programação de robôs. Após uma breve explicação da ferramenta Scratch, foram apresentados os componentes de um robô, em particular os sensores, os motores e outros atuadores. Posteriormente foi demonstrada a capacidade de comando de um robô através de um programa desenvolvido em Scratch por intermédio do microcontrolador Arduino (http://www.arduino.cc).
O Scratch é uma linguagem de programação que utiliza um interface gráfico que permite aos seus utilizadores criarem programas em forma de blocos, utilizando uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação. Os professores consideram esta ferramenta a ideal para incutir nos alunos conceitos matemáticos e computacionais. Com esta ferramenta é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.


Desta forma os alunos tiveram oportunidade de testar a aplicabilidade de alguns comandos do Scratch que foram abordados nas suas aulas de Oferta Complementar de Turma a um objeto físico, um robô. Com a realização desta atividade, alguns alunos tiveram pela primeira vez contato com este tipo de tecnologia.


Ana Rita Ascenso
João Sousa







Sem comentários:

Enviar um comentário