quarta-feira, 3 de junho de 2015

Palestra "Luz por todo o lado" com o Prof. Dr. Carlos Fiolhais

O Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente organizou este evento para a semana da Educação, que decorreu no auditório do Edificio da Resinagem, no dia 8 de maio de 2015, com este ilustre cientista que é o Prof. Dr. Carlos Fiolhais.

“A luz é o fenómeno físico

ao qual devemos a vida . Sem a luz, portadora de energia, vinda do Sol, não poderia haver vida na Terra, nem  o nosso conhecimento do mundo ,  tanto através da luz visível como da luz invisível). A luz, de modo muito claro nos dias de hoje, é também tecnologia, que torna a vida mais confortável….” .
Foi assim que o Professor Dr. Carlos Fiolhais iniciou a palestra “Luz em todo o lado” que se realizou no auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, no dia 8 de maio. Com o auditório cheio, a sessão teve a presidência dos  principais representantes  autárquicos (Presidente da Câmara, Vereadores da Cultura, Desporto, Juventude  e Educação),  da Diretora do Agrupamento Marinha Grande Nascente.O  Dr Fiolhais cativou alunos e professores,e público em geral,  com a sua naturalidade e espontaneidade de grande comunicador de Ciência.
Ao chamar a atenção para a Luz através da declaração de 2015  Ano Internacional da Luz (ONU) , pretende-se não só que haja maior consciência do fenómeno  natural mas também discutir as melhores formas de  aproveitamento da Luz para benefício da nossa vida comum no planeta. Através do fio da História da Ciência , com exemplos que explicam os caminhos de evolução do conhecimento, o orador mostrou o enorme poder que a Luz tem tido ao longo dos tempos concitando a atenção dos seres humanos, ao longo de gerações.
Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa, em 1956, doutorado em Física pela Universidade de Frankfurt é  professor na Universidade de Coimbra. É autor de 140 artigos científicos, entre os quais se encontra o artigo mais citado de autores, em Portugal. É autor dos livros “Física Divertida”, “Nova Física Divertida” e “Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência”, publicados na Editora Gradiva, entre vários outros. Tem livros  traduzidos e editados no estrangeiro. Publicou recentemente “História da Ciência em Portugal” e “Biblioteca Joanina”.
Homem de cultura e erudição, dirigiu a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e dirige actualmente o Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e  a área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Recebeu vários prémios e distinções, entre os quais o prémio Rómulo de Carvalho, o Globo de Ouro da SIC e a Ordem do Infante D. Henrique. É o coordenador da Comissão Nacional de 2015 – Ano Internacional da Luz.
A Ciência é um caminho que nunca cessa de nos surpreender e através dela o Homem  tem construído magníficas e cristalinas estruturas de conhecimento.
Um agradecimento a todos os que participaram nesta palestra, alunos, professores e público, que encheu por completo o auditório do Edifício da Resinagem. 
(Fotos retiradas da página pública https://www.facebook.com/pages/C%C3%A2mara-Municipal-Marinha-Grande/686919858069887?ref=ts&fref=ts
O professor
Poderá ver mais fotografias no seguinte link:
https://goo.gl/photos/HVVArxBXUr4u3ki69

Sem comentários:

Enviar um comentário