quarta-feira, 1 de abril de 2015

Exposição Dia Mundial da Água

No dia 21 de fevereiro de 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 22 DE MARÇO, O DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

Com este gesto pretendeu-se alertar as populações e os governos para a necessidade urgente de preservação e poupança deste recurso natural imprescindível à vida no nosso planeta.

Embora
a percentagem de pessoas com acesso a água potável tenha aumentado nas últimas décadas, ainda há cerca de 748 milhões de pessoas sem acesso a este recurso tão fundamental. Este facto, por si só, é responsável por inúmeras doenças com o consequente reflexo na taxa de mortalidade, em especial na taxa de mortalidade até aos 5 anos.

A falta de água potável contribui também para a enorme taxa de analfabetismo que se verifica na maioria dos países em desenvolvimento, em especial na população feminina. Na maioria destes países, a tarefa de assegurar a recolha deste recurso é uma responsabilidade das meninas, afastando-as assim da escola. A UNICEF estima que, só no continente africano, as pessoas gastem cerca de 40 mil milhões de horas por ano a caminhar para ir buscar água.

Foi neste âmbito que o grupo disciplinar de GEOGRAFIA do nosso Agrupamento, com a colaboração do Eco-Escolas, resolveu lançar o desafio aos alunos do 8º ano para realizarem trabalhos sobre a temática da água, com o objetivo principal de sensibilizar toda a comunidade escolar para esta problemática. Os alunos, em geral, receberam o desafio com entusiasmo e empenho, realizando trabalhos muito criativos e elucidativos, como se pode observar pelas fotografias.

Um muito obrigado aos alunos pelo interesse demonstrado.

O Grupo de Geografia

Sem comentários:

Enviar um comentário