quarta-feira, 1 de abril de 2015

Escola de Cumeira e Lares da Santa Casa da Misericórdia dão as mãos num projeto de cidadania

Contextualizada no tempo de uma sociedade em constante mudança de conceitos e paradigmas, a escola assume cada vez mais um papel de relevo na nobre missão educativa de promoção da formação integral do cidadão.

O conhecimento da importância do desenvolvimento da consciência cívica impulsionou a criação e desenvolvimento do projeto “Dar
as mãos, dialogar e respeitar”, na Escola de Cumeira, inserida no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente.

Surge então o Acordo de Parcerias com a Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande, visando proporcionar aos alunos vivências em realidades diversificadas, fontes de experiências vivas e intergeracionais.

Em janeiro, os utentes e colaboradores dos Lares Outeirinhos e Brigieiras foram recebidos na Escola Básica1 e Jardim de Infância de Cumeira, por alunos, docentes e assistentes operacionais, com grande satisfação e muita expetativa.

Juntos, entoaram canções, revivendo a tradição “Cantar dos Reis” e partilharam um lanche/convívio. Viveram-se momentos de ternura e de troca de saberes, numa forte cumplicidade de sorrisos e olhares.

Nos dias 4 e 18 de março, os alunos do 1ºCiclo visitaram os lares e, num ambiente de entusiasmo, empenho e afeição, recontaram-se histórias, declamaram-se poemas, reviveram-se memórias antigas e enriquecedoras experiências de vida …

De mãos dadas e abraços apertados, surgiram novos laços de afeto, esperança de reencontros e a certeza de que só com a união e respeito entre todos, novos e mais velhos, será possível construir um mundo melhor.


Sem comentários:

Enviar um comentário